SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA: UM DESAFIO DO SÉCULO XXI

Marcos Machado 09/04/2021 0
SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA: UM DESAFIO DO SÉCULO XXI

Rosalvi Monteagudo

sustentabilidade econômica é um conjunto de praticas econômicas que visam o desenvolvimento econômico, financeiro e administrativo de um país ou empresa,

preservando o meio ambiente e garantindo a manutenção dos recursos naturais para futuras gerações.”, de acordo com suapesquisa.com

Vantagens da sustentabilidade econômica?

-Atitudes sustentáveis geram mais economia financeira a médio e longo prazo.

-A imagem de governos e empresas que dão preferências às sustentabilidades econômicas valoriza-nas.

-A garantia da manutenção da qualidade de vida oferece um futuro melhor às gerações por vir.

A grande provocação de uma política econômica seja empresarial ou governamental é produzir crescimento econômico, lucro, renda e gerar empregos sem ocasionar danos ao meio ambiente.

A questão não resolvida da destruição  do meio ambiente pelo homem é um grande problema. O crescimento das cidades, as indústrias e os veículos causam prejuízos com efeitos de transtorno no ar, solo e as águas. As queimadas e o desmatamento lesam o uso racional dos recursos  naturais. O desenvolvimento é indispensável, porém o ser humano necessita respeitar o meio ambiente, pois ficamos na dependência pela sobrevivência do planeta.

É importante que haja a sustentabilidade econômica nas ações dirigidas para a produção de bens e serviços, porém estes são obrigados por compromissos com o futuro das próximas gerações.

O desenvolvimento sustentável é indispensável para que haja uma interação entre o desenvolvimento econômico, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social com justiça para o presente e gerações futuras. O combate ao desmatamento ilegal das matas e florestas são fatores que visam o desenvolvimento  sustentável.

Com a implantação de uma economia sustentável o homem institui uma relação entre o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente.

O desenvolvimento sustentável é uma grande luta do século XXI para o controle do desmatamento. No Brasil, o desenvolvimento sustentável é de forma lenta, apesar da origem da consciência ambiental e muitas empresas visam o lucro, deixando de lado as questões ambientais e sociais.

Infelizmente é grande o desmatamento nas florestas e uso de combustíveis. A reciclagem do lixo faz maior extensão nos últimos anos, ainda há existência de lixões ao ar livre. A poluição do ar, dos rios e solo ainda são problemas financeiros.

O maior desafio da sustentabilidade econômica é o progresso empresarial, gerar lucros e empregos com o objetivo administrativos e econômicos que procuram a preservação do meio ambiente e recursos naturais para gerações futuras.

A sustentabilidade empresarial tem sido  muito desenvolvida pelas responsabilidades ambientais e sociais que ganham a capacidade de julgar os valores dos consumidores que facilitam as empresas. Esta que visa ser sustentável se inquieta com o social ou comunidade em seu entorno e colaboradores. A sustentabilidade econômica está associada à sustentabilidade empresarial. Esta é muito usada porem é uma metodologia difícil de implantar, uma vez que está subordinado ao investimento, mudança de cultura, donos e funcionários.

Na América Latina dá-se conta de que a sustentabilidade traz retorno financeiro. A SAP empresa de software de gestão em parceria com a CIO Research e a Seekment, obtido o resultado pela “Estadão/Broadcast” “mostrou que 60% dos executivos de quatro grandes economia da região, inclusive, o Brasil, a sustentabilidade, seja ela ambiental, social ou de governança, pode trazer ganhos reais”(Estadão de 18/03/2021/ economia).

O honesto não significa que vai pagar mais. A percepção do consumidor valoriza o produto sustentável. Este estudo demonstrou que 46% de companhias exploraram as condições favoráveis à sustentabilidade, enquanto 22% estão estudando implementar em breve. O Brasil é o que tem menor quantidade de empresas com uma estratégia de sustentabilidade em andamento.

Hoje já é possível um país lucrar tendo uma consciência ambiental  e se tornar uma sociedade estável e justa. A sustentabilidade econômica trata de descobrir soluções que não sejam caras e que deem proveitos rápidos. Porém para que um país torne-se sustentável, é necessário criar políticas em todos os setores da economia para buscar apoiar as empresas a mudarem suas atitudes e focos e tornar-se livre da dependência em recursos externos.

A decisão em proteger florestas precisa do desenvolvimento sustentável, inclusão social e de geração de emprego, dessa forma garantem a proteção ambiental.  Atualmente a solução para a sustentabilidade torna-se urgente.

** Rosalvi Monteagudo é contista, pesquisadora, professora, bibliotecária, assistente agropecuária, funcionária pública aposentada e articulista na internet.

Leave A Response »

%d bloggers like this: